Sunday 24 July 2011

A exuberância gastronômica de Rafaela e Vera in Europe

Se você vai passar uns dias em Londres, porque não focar a sua viagem no que mais interessa, como a culinária local? rs... é por isso que das fotos que tenho da passagem da minha minha mãe e minha irmã aqui em casa, 99% são delas comendo...rs.
 Logo no dia de chegada, hamburgers no Byron Burger de Canary Wharf pra começar destruindo. Elas tinham pedido refeição vegetariana no avião e passaram fome... hehehe... porque a refeição vegetariana da TAM é vegan mesmo, sem ovo, leite e até mesmo sem glúten, não pense que é uma massa quatro queijos, é só uma saladinha mequetrefe. Então nada melhor do que começar com muitas frituras pra alegrar o coração... Muitas saudades desse dia, quem diria que ia passar tão rápido...!
No segundo dia, o lugar mais amado e esperado de todos: Borough Market. Não vou ficar explicando e dando mil detalhes porque acho que já falei dele um milhão de vezes no blog, mas não custa repetir que é um dos meus pontos preferidos pra uma refeição pitoresca. Pertinho da London Bridge, mata alguns pontos turísticos da lista no caminho já. A Rafaela comeu um caldo de peixe tailandês com gosto de perfume e detergente - mas ela adorou! - e a minha mãe, falafel no pão pita - e agora ela está viciada em homous!.
Mas óbvio que não foi só isso. Só de degustações deu quase mais um almoço... um monte de queijos, cogumelos, pães, pastinhas de tomate - se alguém passar por lá não deixe de comprar um potinho desse tomate defumado, é MARAVILHOSO! - e a Rafaela realizou seu grande sonho de comer trufas frescas...rs
E depois que elas pegaram gosto por essas feiras nada melhor do que um dia de Portobello Road e Camden Town. Almoço em um, sobremesa no outro... frutos do mar fritos - os preferidos do Júlio também!!! - e um coquetel de suco abacaxi com o que eu acho que seja leite de coco ou algo parecido. E pra quem vai em Camden fica a dica dos churros brasileiros, uma delícia! Eles fritam na hora e o doce de leite parece ser leite condensado de panela, muito muito muito bom mesmo pra matar a vontade...
Após muito custo e muita fila, como sempre, nachos no Hard Rock Café. Tentamos ir no meio da semana pra evitar a muvuca mas não adiantou. Como é férias tinha um monte de grupos de adolescentes italianos e espanhóis em excursão, formava fila até na lojinha. E depois de muito apanhar, eu assumo que é a última vez que vou nesse lugar, não vale nem pelos melhores nachos do mundo! hehehe... (mas vale pra ver a Rafaela até virando os olhos depois de duas pratadas de nachos e outras friturinhas!).

Pra quem nunca foi recomendo também uma passadinha na loja da M&M's recém aberta em Leicester Square. É a coisa mais americanizada do mundo, mas é fofo e tão colorido que enche os olhos e não há quem não resista a comprar um punhadinho de M&M's separados por cor. Cássio e Evelin se fartaram e o ele saiu com meio quilo de M&M's que acabou em 15 minutos... hehehe...


E o que é uma viagem gastronômica a Londres sem uma passagem pelo chá da tarde mais tradicional do mundo? O Afternoon Tea do Ritz vale pelo ambiente mas não pelo cardápio. Desde a entrada você se sente dentro do Titanic, com direito até a músicos tocando de fundo. É muito, mas muito chique. Arrisco a dizer que é o lugar mais fino que já fui na minha vida. Louça chinesa, talheres de prata, aquela torre de doces que você vê nos filmes da realeza inglesa. Mas a comida é fraquinha. Na verdade, pra quem está acostumado aos chás da tarde no Brasil, com um milhão de tipos de pães, doces, bolos, carolinas, bolinho de chuva, não tem comparação, por isso não espere muito. De salgados são uns pães de forma com patê - salmão, queijo, pepino, cream cheese, etc - e de doces tem scones - tipo de pãezinho super tradicional aqui, mas que também não tem nada demaaaais -, dois tipos de bolo e alguns docinhos que você pode repetir. Tudo muito fresquinho e gostoso, mas o custo benefício pesa nessa hora...rs... creio que outro diferencial também seja, obviamente, os chás. Eu não conheço nem gosto, mas pra um bom apreciador não faltam opções. Sabe, tipo o "chá cultivado nos pés do Himalaia pelas criancinhas órfãs do Uzbequistão"... tem vários desses... Pra quem quiser tem que reservar com bastanteee tempo de antecedência, eu marquei mais de um mês antes se não me engano e já não tinha mais de final de semana.

No final das contas foram quase duas semanas de muitas comilança. Faturei ainda sacos de feijão, doce de amendoim, Bis, bolo de cenoura, de chocolate.... muito bom. Fiquei mal acostumada. É muito triste de final de semana agora não ter mais a comidinha da minha mãe pronta e pão de queijo saindo do forno, vou ter que reacostumar tudo de novo... heheheh... e passou muito rápido! Queria que fosse aquela sexta de novo!!!!!   :-)
________________________________________________________________






E mudando de assunto, uma fotinho em homenagem a minha amiga Luana Santana. Sem a Amy, agora você vai ter que ouvir High School Musical e Justin Bieber... hehehe... R.I.P. Winehouse.

1 comment:

  1. Hahahahahahahaa
    Tava lendo o post mó sério de respente me deparo com a Amy podrona! Só vc mesmo!

    ReplyDelete