Sunday 16 January 2011

Adaptando-se


A chegada num novo país quando você está de mudança é um pouco mais complicada do que você imaginava que seria. Deixe-me explicar, não é bom nem ruim, mas é completamente diferente de quando você está indo a passeio, de férias ou mesmo trabalhando por um pequeno período. É bem mais difícil. Por exemplo, se você está viajando pra determinado lugar e odeia a comida lá, não vai se importar muito porque sabe que é temporário, se você se muda pra um lugar onde a comida é horrível isso faz sua adaptação muuuuiiito mais pesarosa - saber que você vai ter que se acostumar com isso.

Comida não é um grande problema aqui em Londres. Os mercados têm infinitas opções. Pãozinho eu imaginei que não acharia de jeito nenhum (porque em Sidney peloamor mas lá eu só achava croissant e uns bagels com sabor) mas aqui tem inclusive baguete saindo fresquinha nos mercados. Não, não tem "O" pão francês, mas tem similares. Erro de iniciante: estavamos conversando com um casal de amigos brasileiros que fizemos aqui - e que por sinal estão salvando a nossa vida em muitos aspectos! rs - e comentamos que estávamos achando o preço da comida no mercado uma fortuna. Tínhamos gasto algo entre 80 pounds (uns 240 reais) numa comprinha de 3 dias de coisas super básicas, um absurdo mesmo pros padrões daqui. Quando falamos o nome do mercado em que fomos eles até riram, era tipo o "Pão do Açúcar do Iguatemi" pra vocês terem uma idéia do preço (caso alguém esteja interessado no nome só pra evitar a rasgação de dinheiro ele chama-se Waitrose). Daí eles nos mostraram o Wal Mart londrino, o Asda. E foi nossa alegria. Infinitas promoções de 1 pound, leve 2 pague 1, tudo muiiiiito mais barato. Parecíamos criança em loja de brinquedo. Nossa compra, parecida com aquela anterior, deu 15 ponds incluindo um pack de cerveja. E lá tem até mussarela (que aqui não é muito comum) e Brahma. E uma dica interessante pros cervejeiros, aqui Stella é cerveja de pobre! heheheh.... é a mais barata!!!! Fora que tem diversas mercearias brasileiras com coisas do nosso dia-a-dia. Mas o que não tem??? Pizza igual a de São Paulo nem miojo. Isso não existe por aqui, pizza é só no estilo Pizza Hut/Domino's e miojo é só daqueles noodles orientais com um caldo apimentado. Tem açougue com carnes brasileiras, creme de leite e leite condensado existe alguns similares no mercado e em alguns lugares têm até Guaraná Antárctica.

(foto do Google porque as minhas acabaram pelo momento...rs)

O tempo é uma coisinha bem mais chata de se acostumar. Tinham nos avisado que essa época é meio depressiva e realmente é bem mais complicado de se levantar da cama. Clareia 9 da manhã e escurece às 4 da tarde, ou seja, se você tem qualquer atividade tipo estudo/trabalho só vê, literalmente, a cor do dia aos finais de semana. Fora que sair de casa com garoa e chuva, num frio de 5 graus, é beeeeem depressivo...rs... e mesmo quando está chovendo não tem sol, o tempo é cinza, completamente cinza, todos os dias. Pra algumas pessoas acho que seja pior, tipo a minha mãe, que eu acho que cortaria os pulsos e se jogaria da janela com um tempo desse, mas pra mim, que não sou das mais praianas, nem acho tãooo péssimo assim. Isso porque o pessoal daqui falou que chegamos numa época ótima, que nem deu negativo ainda...hehehe....ah, e se você pára de fazer atividades como sair ou fazer exercícios por causa do tempo vai viver vegetando....rs

Em compensação, no verão falaram que é fantástico. Clareia às 6 e escurece às 9, 10 horas da noite. As pessoas lotam os parques como se fosse praia e tem shows nos parques mais famosos (ano passado teve Paul McCartney no Hyde Park!). Todo mundo sai pra correr, fazer exercícios e lotam os bares até tarde já que parece dia. Ah, e falando em bar aqui eles fecham suuuper cedo. Os pubs ficam, salvem raríssimas exceções, abertos até 11 da noite. As baladas até 1, 2 da manhã. Aliás, a maioria das coisas fecha cedo. O shopping que temos aqui perto fecha tem dia às 6 da noite, às vezes 7. Não é um problema tão grande pra eles, principalmente no inverno, porque costuma-se sair do trabalho no máximo essa hora, então dá pra dar uma passadinha antes. Farmácia, mercado, não tem quase nada 24 horas.

(outra foto do Google com o estilo da maioria dos prédios daqui, pequeno e sem porteiro ou garagem...rs)

Com relação ao preço das coisas tem de tudo. Os brasileiros nos avisaram para parar de converter tudo pro real senão você fica louco, e realmente fica! E fica achando que tudo é um absurdo hehehe.... mas é difícil não fazer isso no começo, quase impossível! Daí tudo que você compra multiplica por três, parece uma fortuna. Mercado acho que acaba saindo elas por elas, ainda mais porque as coisas no Brasil é que encareceram demais. Comer em restaurantes de regulares pra bons é beeem mais caro - preço, no mínimo, de Itaim. Metrô é caríssimo, como eu já havia dito, mas é um mal necessário pelo menos se você não tem carro. Carro é mais barato, beeeeem mais barato, mas beeeeem mais barato mesmo - mas pagar estacionamento é inconcebível, algo como 200 reais a hora....rs. Maquiagem e cosméticos são uma pechincha, você paga por produtos Vichy e LaRoche preço de Nívea e Natura, às vezes até mais barato, sai lagriminhas quando você vai na farmácia e vê tudo aquilo. Roupas depende muito, tem muita coisa de grife que é mais acessível que no Brasil mas continua incomprável, como Burberry, cujo casaco sai uns 1500 reais quando no Brasil deve ser uns 3000 reais, mas em compensação tem Zara, Gap, que sai mais barato que C&A. Shows são bem mais em conta, lugares comuns na média de 150 reais. Agora, uma coisa beeeem cara, mas beeeeem mais cara mesmo, é alugar apartamento (ou comprar também). É absurdamente, infinitamente, desesperadamente mais caro - ainda mais se você, como nós, continua multiplicando tudo por 3...rs... um apartamento 60m2, numa localização boa, mas não top, um quarto, sai na média de 250 pounds POR SEMANA, uns 3000 reais. Ah, e os prédios não tem todas aquelas facilidades como piscina, academia, a maioria não tem nem porteiro, nesses predinhos pequenos com cara de europeu sabe....rs


Agora, o maior problema na adaptação em outro país, creio que principalmente nos europeus, são as pessoas e os costumes. Não tem como não falar, e também não é novidade pra ninguém, mas os brasileiros são beeeeem mais amigáveis e calorosos, seja no trabalho, seja no dia a dia. Tem seu lado bom, por exemplo, se você anda na rua, independente da sua roupa, ninguém vai mexer com você, não vão te dar a menor atenção. Vi uma indiana andando quase pelada, com uma saia tão mínuscula que não cobria nem o final da meia calça sabe, quando ela marca o começo do bumbum, e ninguém dava a mínima pra ela. Homem ou mulher, ninguém virou nem uma vez pra olhar. Se fosse no Brasil ela seria a próxima Geisy, com certeza....rs. E tem seu lado ruim, porque você sente o distanciamento das pessoas. Ninguém olha nos olhos do outro, na rua nem no metrô por exemplo. Ou a pessoa está de cabeça baixa ou olhando pro infinito. E minha professora de inglês comentou que os ingleses realmente não olham para os outros e que ficar olhando pra alguém é sinal de intimidação, que é agressivo até. Credo! rs... pra andar na rua nem é problema porque você não quer ficar olhando pra ninguém mesmo, não faz diferença, mas no trabalho e no dia a dia não é a mesma coisa. Acho que isso é o que mais demora pra acostumar.

Todo mundo falou pra procurar andar mais com os locais do que com brasileiros pra treinar o inglês e tals, mas falar inglês demais chega uma hora que cansa. Esgota a cabeça, é sério! rs.... eu fico o dia todo na aula, das 9 às 5 da tarde, falando inglês. Tudo que você quer é encontrar algumas pessoas com as quais não doa a cabeça conversar....rs..... e demos a sorte de encontrar um pessoal, uma turma de brasileiros toda ligada ao HSBC também, muiiiito legal. Você se sente mais acolhido, vê pessoas que passaram pelas mesmas dúvidas e adaptações que você, te dão dicas, te ajudam, te tratam como família. É muito importante também, te ajuda a ir se encaixando, a se sentir em casa... isso pra mim está sendo essencial.

E quando bate a saudade, e acontece várias vezes, eu me desligo. Mudo meu pensando pra qualquer outra coisa porque se eu fico pensando muito obviamente me dá vontade de chorar....rs.... toda vez que eu lembro principalmente da Lola eu paro, desvio, depois penso mais um pouquinho, vou pensando de pouco em pouco porque daí passa a tristeza, e está me ajudando muito esse método. Estou aqui agora, essa vai ser a minha casa por um bom tempo, então não acho que faça bem ficar se deprimindo e lembrando até doer. Quando começa a bater a saudade eu paro um pouco, mudo minha linha de pensamento, dou uns segundos e volto a pensar de novo até que acostuma...rs... e dá certo! Acho que desde que cheguei aqui só dei uma choradinha uma vez, e depois passou. Acho que esse tempo xexelento ajuda na saudade e principalmente o fato de que até agora não conseguimos curtir de verdade a cidade. Com o André trabalhando e eu estudando, temos só o final de semana pra decidir coisas como mudança, apartamento e tals, não conseguimos ainda tirar dias pra só relaxar e curtir. Se você vai a passeio, come só nos melhores restaurantes, aproveita o tempo todo, faz compras sem parar, se você se muda pra algum lugar tem que economizar pra comer, pra sair, tem milhares de coisas pra resolver (afinal, mesmo em São Paulo, se você sair pra comer todo dia ou vai muito pra barzinhos e baladas fica falido em uma semana! rs). Mas nada que algumas semanas ou meses não te permitam sentir-se em casa e começar a se divertir a valer......rsssss

Deixo vocês então com a criatura mais santa da Terra em vários momentos muito saudosos....rss.... até meu pai que está na praia vai chorar de saudades quando ver essas fotos hehehe

P.S. Nessa uma hora que fiquei escrevendo esse post o pouco sol que tinha quando acordei já sumiu hehehehe e depois falam que São Paulo é a terra da garoa.... ah tá bom! rs....

4 comments:

  1. eh... as dificuldades a gente só entende qd vive msm neh... eu certamente morreria por falta de sol e calor! rs Não consigo naum fazer fotossíntese... rsrs

    qd eu for te visitar, tento levar miojo!!! rsrsrs

    bjaum marida!

    ReplyDelete
  2. (Ka)Gabiiiiiii....passei por td isso q vc escreveu qndo cheguei aqui....rs....a minha sorte eh q o Bruno jah estava aqui a seis meses, ele me ajudou absurdamente!! rs

    Acho q a pior fase eh da conversão....rs...mas vc vai ver q daki a algum tempo será automático vc pensar só na moeda local...rs

    Então....a saudade eh uma coisa absurda msm....achei q ia ficar d boa, mas as vezes aperta msm....dah uma amenizada pq moro com meu irmão e minha cunhada....mas msm assim naum eh a msm coisa....rs

    Ah, vê se vc acha algum mercado Tesco por aí....eh o mais barato daki....gastamos em média 20 euros por semana fazendo compra pra 4 pessoas!! rs

    ReplyDelete
  3. Gabis...este post até me convenceu que vc tem coração...ele tá tão profundo. Era a Caras que te deixava com o coração peludo. brincadeira!!! Tô feliz que vc tá se dando bem...Muitas saudades, se cuida...bjbjbj!!!!

    ReplyDelete
  4. esse post é o mais lindo de todos, mto comovente o final
    bjoss

    ReplyDelete