Sunday 23 January 2011

Tradições reais


Ontem, sábado, tomamos coragem para acordar cedo e ver a tão tradicional Troca da Guarda do Palácio de Buckingham. É um dos passeios mais famosos daqui mas precisa ter coragem porque começa às 11h30 da manhã e, como só vimos quando chegamos lá, extremamente muvucado.

Descemos na estação de Green Park achando que não daria tempo, mas embora todos os guias falem que comece às 11 começa às 11h30 só. O gostoso é que você passa pelo meio do parque (Green Park, dããã...rs) pra chegar até lá, e ele é realmente lindo.

A questão é que se você quer ver toda a cerimônia, de uma vista de boa, tem que chegar bem mais cedo. Tem muita, mas muita gente. Acho que a melhor alternativa pra quem está só a passeio é assistir no meio da semana - no verão eles fazem isso todos os dias, no inverno em dias alternados - porque deve ser bem mais tranquilo, senão, chegue lá pelas 10h, pra conseguir um bom lugar (minha dica é tentar pegar um lugar nas escadarias do monumento pra conseguir ver a chegada e eles lá dentro também).
É muito legal ver eles chegando. Sei lá, é besta mas ao mesmo tempo emocionante pela toda carga histórica que esse momento tem - acontece desde o século 17. E por incrível que pareça eles não são só atores, são realmente soldados do exército britânico. Os chapéus deles pesam mais de meio quilo e alguns tem mais de 100 anos (acho que são de pele de urso, algo assim - dó!). Ah, mais uma curiosidade, a pena do lado indica a região de onde o soldado vem.
Depois que eles adentram o átrio do palácio rolam todos aqueles gritos de guerra, berros e passadas que a gente vê na tv. Tem uma banda (não sei se posso chamar assim, mas o propósito é o mesmo) tocando umas músicas de marchar e o melhor, no final eles tocam a música do James Bond...rs.... essa parte foi muito boa e nos surpreendeu, nunca imaginei "tanta inovação" num evento desses.....rs

Nessa parte em que eles já estão dentro é muito difícil de enxergar se você chegou tarde e não pegou um espaço legal. O pessoal se aglomera nas grades, sobe nas costas do outro, então é uma luta pra ver alguma coisa. Eu quase não vi nada, essas fotos são da mão esticada no alto com a máquina fotográfica porque a minha visão em si estava numa altura muito menor, eu conseguia ver, no máximo, um guarda só.

Isso tudo acontece muito rápido, em menos de meia hora eu acho, mas vale a pena fazer uma vez. É curioso e bem londrino...rs... tipo ver o Big Ben, quase que obrigatório. No mês de junho se não me engano, quando é verão, rolam uns passeios pra conhecer dentro do palácio, esse deve ser bem interessante também - mas com certeza pago! rs... pra quem quer mais informações: http://www.changing-the-guard.com/

Na saída continuamos reto por uma avenida enorme que chama Constitution Hill e saímos nessa praça onde tem o Wellington Arch, um arco construído em 1828 e servia para a cerimônia de entrada da rainha para o palácio e para o Green Park. Você pode subir nesse arco por dentro e ter a vista dos arredores de cima, mas como era pago não fomos...rs.... tem alguns outros monumentos nessa praça em prol de soldados que morreram em algumas guerras, tipo o Empurra-empurra do Ibirapuera....rssss.... ah, mais uma coisa engraçada, nos faróis nesse quarteirão tem uma sinalização especial pra quem está a cavalo (nos parques também tem um caminho especial pra isso) que continua funcionando.


Depois dessa andança toda ainda fomos no Hyde Park, um dos maiores parques de Londres. Mesmo na friaca que estava dá pra ver o quanto ele é lindo. No verão ele deve ficar muitoooo cheio... andamos só um pedacinho porque ele é realmente bem grande e tem várias rotas para se fazer. Lá dentro também está o Memorial da Princesa Diana, que não estava no nosso caminho mas pretendo conhecer um dia. Falam que entre abril e maio, quando é primavera senão me engano, os parques ficam fantásticos de tão floridos. Nessa hora estava tão frio que eu senti que a ponta do meu nariz tinha adormecido. Eu mexia nele e não sentia nada....


Essa foi a primeira vez que eu vi bastante cachorros na rua. Tinham vários no parque e todos corriam soltos e serelepes sem coleira, muito emocionante de se ver, a Lola ia adorar....! Ah, tem vários esquilinhos também.... esse branco estava com as patas traseiras tremendo de frio, muita dó...rs

1 comment:

  1. a Lola ia te xingar pelo frio q a coitada ia sentir... rsrs...
    ela jah estah acostumada com o clima tropical... rsrs

    bjuuu marida!

    ReplyDelete