Tuesday 11 January 2011

Notas, Dicas & Gafes

Não sei se vou conseguir postar todos os dias de agora em diante. Começaram minhas aulas, então passei a acordar às 7h30 (o que equivale às 5h30 no Brasil) e só chego umas 18h, um bagaço e com muito sono, óbvio. Fora que não vou mais ver coisas interessantes todos os dias o suficiente pra ter assunto pra um post, mas enfim, sempre que houver algo que valer a pena eu coloco.

Depois de uma semana dá pra notar vários detalhes curiosos da vida de quem mora aqui - vou tentar lembrar de tudo que andei reparando mas é difícil - por isso comentarei conforme minha memória for permitindo (Mah, tome nota porque vai servir pra você em breve....rs).

Antes de tudo, o metrô. Aqui eles chamam de tube, não de subway como estamos acostumados. E não é barato não.... o que permite utilização semanal infinita, que é muito interessante pra quem vem mesmo a passeio porque você economiza no total, sai por quase 30 pounds (não lembro exatamente quanto), mais ou menos 80 e tantos reais. Tem também o que você compra e usa o mês livre, uns 100 ponds mais ou menos. É caro pra um metrô mas barato se você for pensar que pode ir pra qualquer lugar com ele já que qualquer esquina, quase qualquer esquina mesmo, tem um metrô. Se você compra esse cartão - chama-se Oyster - em três dias já está pago se você fosse comprar por viagem (essa frase soou meio errada mas acho que deu pra entender....rs).

Algumas dicas do metrô. Nos horários de pico ele fica beeem cheio, pra quem olha de fora é quase a estação da Sé, mas lá dentro que está a diferença. Primeiro que as pessoas não se esmagam até ficar sem respirar, por isso, se você acha que não cabe espere pelo próximo. Se está cheio, ninguém se espreme e força pra entrar - a ponto de lá dentro você conseguir abrir um jornal mesmo se estiver de pé. Ah, e na porta de todo metrô eles dão jornais de graça, como o Destak e o Metronews, e o pessoal costuma ler e deixar na cadeira pro próximo (achei isso meio engraçado).


Outra coisa curiosa. Na maioria das vezes, esperando pelo vagão chegar, as pessoas fazem de duas em duas filas, com mais ou menos um metro entre elas, pra quem for sair do vagão sair pelo meio enquanto quem estiver entrando entra pela lateral (deu pra entender, né). É bem organizado. E mesmo quando tem muvuca as pessoas são educadas e esperam quem estar dentro sair pra começar a entrar.
A segurança é outro fator ótimo, as pessoas abrem notebook, palm, e qualquer zé ruela tem um Iphone, então não tem problema falar no celular que ninguém vai passar e roubá-lo (claro que deve ter um ou outro caso). Já vi gente tarde da noite com notebook aberto na maiorial, sem se preocupar em ser assaltado. Isso é muiiiito bom.

Mais uma coisa interessante que tem no metrô, mas nos outros lugares de Londres funciona assim também, são as escadas rolantes. Essa eu demorei pra acostumar. Se você quer ficar parado enquanto desce ou sobre fica do lado direito, o lado esquerdo fica livre pra quem quiser ir andando ou correndo. Ouvi vários "excuse me" nos primeiros dias porque eu esquecia e ficava no meio, e como o povo está sempre correndo vai ter com certeza quem queira passar mais rápido que você e não ficar esperando parado.


Que eu me lembre por hoje é só isso. Ah, raramente os locais andam na rua e reparam em você ou te olham no rosto, nos olhos. As pessoas estão sempre andando sem se preocupar com quem está em volta, o que estão vestindo ou fazendo, na maioria das vezes olhando pro nada. É diferente do Brasil onde as pessoas te medem de cima abaixo e ficam encarando às vezes, ninguém olha na sua cara, é muito engraçado. Ah, e se alguém olha tem cara de latino ou indiano, pode reparar..... e no metrô eu acho que se você tiver um ataque epiléptico morre sem ninguém ao menos notar você ali hehehe



Comidinha do dia: na pressa entre uma aula e outra eu parei num dos muitos japas express que tem aqui em Londres. É como se fosse uma quitanda de comida japonesa feita na hora, não é caro (cerca de 4 ponds a porção com uns 10 sashimis/sushis e saladinha - ou uns 12 reais) e o refri era menos de 1 pound, então eu gastei uns 15 reais nessa porção abaixo. E estava muito bom, a rotatividade é grande então é fresquinho. Esse é o site do restaurante: http://www.wasabi.uk.com/


E eu já ia me esquecendo das gafes que eu já cometi aqui. Se não fosse pela de ontem nem valeria a pena comentar porque graças a deus foram poucas hehehe hoje só vou contar essa que eu acho que até agora foi a pior de todas, EU PEGUEI E TOMEI O STARBUCKS ERRADO!!!!! Parece besta mas a garçonete ficou muito put*, não tenho culpa que eu entendi "chocolate" ao invés de "latte" e peguei o copo da outra menina heheheh e bebi um golinho lógico.... cheguei até a pensar como estava sem açúcar meu chocolate quando a menina do meu lado chegou pra perguntar do dela hehehehe

4 comments:

  1. Ha! Aqui na Alemanha deixa o lado esquerdo livre nas escadas rolantes (rsrsrs).
    beijos

    ReplyDelete
  2. (Ka)ahauahauhauah....adoro gafes Gabi....eu já cometí váaaaaaaaaarias aqui desde q cheguei!!! rs

    A parte da segurança eh mto boa mesmoooooooo....aqui voltamos de madrugada pra casa, passamos por ruas escuras falando no cel e nd acontece, acho o máximo!! rs

    Ah, e os Irlandeses não são tão civilizados como os Ingleses em relação ao metrô!! rs (aqui temos o equivalente a um metrô só que passa pelas ruas! rs

    ReplyDelete
  3. hahahahaha
    ótimo esse eskema do metro!!!
    ahh a da escada rolante, já rola no metro de sp tbm, é q vc nao usava mesmo...heheheh

    ReplyDelete
  4. IRRRGHHH!!!
    Vocês estão liiiindos!
    e vc está com um ar de Kate Winslet fantástico!
    hahahahah!

    aproveitem muuuito!

    ReplyDelete