Tá bom vai, é só uma das "talvez távolas redondas" que existem na Inglaterra, mas tem uma chancezinha vai. Pelo que eu li na net há várias mesas por aí que cada cidade proprietária alega ser a original em que o Rei Arthur sentou com seus cavaleiros. Conhecemos no domingo passado essa suposta mesa que fica no Winchester Castle, em Winchester, capital de Wessex, uma cidadezinha a duas horas mais ou menos de Londres.
A mesa em si não tem nada demais, é bem grande - não dá pra ter noção pela foto - e supostamente foi construída no século 13 (por isso que não conseguem provar se é a tal original ou não). Tem o nome do Arthur e dos cavaleiros pintados na borda. De qualquer maneira é bem interessante de se ver, e o castelo em si também é muito legal. O Winchester Castle foi fundado em 1067 e tem partes das suas ruínas lá também, você pode entrar num pedacinho. Vale a viagem!
Esse monumento se chama The Hampshire Jubilee Sculpture, é relativamente novo e comemora 50 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Óbvio que eu só descobri isso procurando no Wikipedia, porque quando estava lá achava que era uma escultura de praça qualquer hehehe... cada parte do círculo simboliza um reinado de algum rei famoso no formato da távola redonda e essas pilastras simbolizam algumas virtudes e tal. Se alguém tiver curiosidade, o que eu acho muito difícil...rs, tem mais informações nesse site: http://www.hants.gov.uk/pbr/jubileesculpture/
Mas mais impressionante que o castelo, pelo menos na minha opinião, é a Winchester Cathedral. É a catedral gótica com a maior nave da Europa, e realmente é muito louco entrar lá. Do lado de fora já é bem legal, e como toda arquitetura aqui, cheia de detalhes, inimaginável. O desenho original foi feito em 642 mas a construção só começou em 1079 (ou seja, é velho pra kct!). Tem uma cripta com um monte de gente famosa enterrada, como Jane Austen (autora dos livros Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito por exemplo) - o que eu também só descobri depois olhando na internet!
Demos sorte de entrar numa hora em que o coro da igreja estava ensaiando. Deu uma sensação muito engraçada, ao mesmo tempo que a música era envolvente e emocionante - lembrava um pouco cantos gregorianos - era bem sombria também. Aquela coisa bem de filme sabe.
Essas fotos do interior eu tirei do Google porque lá dentro estava muito escuro e achamos chato ficar usando o flash.
É um passeio que vale a pena as horas gastas, com certeza. Fora que a cidadezinha é bem bucólica, pequena. Com certeza tem castelos bem maiores e mais legais por aqui, mas pra um primeiro esse foi excelente. A catedral não tenho palavras, quero conhecer Notre Dame agora hehehehe..... ah, e o melhor, TUDO de graça!!!! Se for cedo - uma coisa que não aguentamos fazer... rs - dá pra aproveitar a viagem e conhecer o Stonehenge, que fica a uma meia hora de Winchester (outro lugar em que definitivamente eu preciso muuuuito ir!).
Neste post em especial aproveito pra agradecer a Talita e ao Matheus, nossos anjos da guarda daqui, que nos deram as melhores dicas de economia possíveis e imagináveis (porque estávamos rasgando dinheiro no mercado que achávamos que era bom heheehe) e estão nos levando pra conhecer todos esses lugares que também não faríamos idéia que existiam. Teríamos falido em uma semana sem vocês! Muito obrigado pela paciência em nos aguentar todo final de semana praticamente.... estamos devendo um jantar, com as minhas iguarias culinárias de pão com ovo e arroz queimadinho no fundo, uma delícia! rsss...
Depois de uma semana sem ler, coloquei em dia!!
ReplyDeleteMto bom, preciso começar a pensar em lugares pra conhecer neh...rs
bjos